sexta-feira, 29 de julho de 2011

Voltando à rotina

Bom dia!

Os leitores mais antenados deste blog já perceberam que só por que as aulas recomeçaram só há alguns dias não significa que estejamos de boa na lagoa. Apesar de já estarmos atolados de trabalhos e listas novamente, estamos progredindo bastante rapidamente na programação do EscamboNet, visto que todas as aulas técnicas agora são dedicadas ao projeto. Se continuarmos neste ritmo, acredito que conseguiremos terminar tudo sem pressa. (Bom, talvez só um pouquinho...)

Nos meus últimos posts, vim expondo aqui algumas características básicas da programação orientada a objetos que encontramos no PHP, e também em muitas outras linguagens. Hoje, vou finalizar esta pequena série falando sobre as propriedades final e static.

Final: em PHP, usamos esta palavra-chave em métodos e classes para indicar que estes não podem ser alterados ou extendidos. Mais especificamente: quando em um método, serve para informar que este não pode ser sobreescrito;, e quando em uma classe, para indicar que esta não pode ser herdada.

Static: usamos esta propriedade dentro de classes para declarar métodos e variáveis que podem ser acessados sem que haja necessidade de instanciar a classe. Ou seja, podemos simplesmente acessar as funções com comandos do tipo classe::funcao() , como vemos na classe Math, do Java, e em tantas outras bibliotecas.


Static : você está fazendo isso errado.


Bom, obrigado por ler até aqui, ainda mais se você leu todas as partes deste micro-guia. Acho que por hoje é só. Vamos indo que atrás vem gente, e, se formos parar para ver, vamos percebendo que essa pessoa rapidamente vai longe...

Gustavo Crivelli
(29/07/2011)

Cronograma em dia

Boa tarde,

Como vocês podem ter lido nos posts anteriores, estamos caminhando num passo razoável com o desenvolvimento do projeto, onde não ficamos nem muito adiantado, pois iniciamos a parte de programação só agora, e nem muito atrasado, pois uma boa parte das páginas em html do site já estão prontas.
Alguns outros detalhes foram pedidos a mais para nós já no começo desse bimestre, que é a criação das propostas de um banner, de uma capa para caixa de DVD e uma etiqueta para o CD, que cada aluno deverá criar pelo menos um de cada. Mas fora esses detalhes que já estamos desenvolvendo, também já foram criadas novas páginas do site, como a página da pesquisa dos produtos, onde irá mostrar todos os resultados da pesquisa. Por enquanto é só, mas lembrem-se que estamos totalmente em dia com o nosso cronograma.


Henrique
(29/07/2011) 

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Interface de outros sites e um pouco de programação

Boa tarde,
   
     Nessa semana desenvolvemos classes em php, e entre elas uma inteiramente para a tabela Produtos do sistema escambonet. Inicialmente, como estamos começando a programar, na classe "FuncoeProdutos.php" encontramos funções de cadastro, alteração, remoção e consulta (manda a um form todas as informações de um produto conforme o ID - identificação - que é requerido). Houve muito trabalho, mas estamos adiantados e ganhando tempo, porque apenas no começo de aprendizado é devagar, depois quase tudo é parecido.
     Em breve chegaremos nas datas as quais teremos como responsabilidade o uso dessas funções junto ao código HTML do site em questão. Esse site já está quase pronto, e as nossas funções logo lhe darão "vida" e funcionamento.
     Mudando de assunto, aqui está uma imagem de um site que tivemos como uma forma de crítica e de análise para ser discutida também no nosso sistema (site do sistema)
 trocaqui.net


Positivos:
  • O site apresenta certa limpeza visual;
Negativos:
  • Erros de grafias como “objecto”, “colecção”; “projecto” entre outros;
  • Há muitos textos dificultando uma procura visual rápida, precisando ler mais profundamente.


Guilherme Leão
(28/07/2011)

E agora?

Bom dia!

Como sempre estamos nos ralando. Criando os modelos de banner e de capas para o CD, continuando no desenvolvimento da interface, e da programação em php, enfim continuando nosso trabalho. Fazendo o cronograma das atividades a serem realizadas, percebemos que não estamos tão adintados como parecíamos estar. Esquecemos de contar com a semana do saco cheio, a semana de provas e outros. Agora o jeito é "botar a mão na massa", porque todo o tempo é calculado e não podemos bobear. 


Fernando Brandão
(28/07/2011)

terça-feira, 26 de julho de 2011

Retomando as Atividades

Bom dia,

   Ontem, retomamos as atividades do nosso projeto, devido a volta as aulas, onde nós iremos, agora, retomar nosso progresso em tempo integral.
   Já foram criadas algumas classes em PHP, então podemos dizer que a programação já esta sendo inicializada, mas nada que seja conclusivo, faltando ainda a parte de testes e correções do código.
   As pastas estão sendo devidamente corrigidas e atualizadas, entretanto, como ainda não temos nenhum conteúdo totalmente pronto, ainda sem novas adições para as pastas.
   
Caio Cáceres
(26/07/11)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Classes, Funções, Métodos e Login

Boa noite,


Como já pode ser percebido pelos outros posts todo o Grupo Emporos voltou a atividade. Algumas alterações na organização do pessoal responsável pela pasta foram feitas para garantir que estes tivessem em qualquer momento as versões atualizadas de qualquer documento.

Além disso, hoje iniciamos a tão esperada programação em PHP. Eu, Gustavo e Guilherme desenvolvemos as classes que ficarão responsáveis pela conexão com o banco de dados tanto do Sistema EscamboNet quanto com o banco de dados do Sistema nSac do CTi, de onde serão  importados todos os dados dos alunos durante o primeiro login, já que o sistema estará disponível apenas para alunos da instituição.

Apresentei a todos os integrantes do grupo a IDE para PHP Netbeans. Para quem já conhece esta ferramenta, ela é free e compatível com diversas linguagens (eu não sabia que suportava PHP). Porém durante algumas horas de trabalho esta se mostrou bastante ineficaz, devido às suas mensagens de erro extremamente genéricas, extensas e sem sentido algum. Portanto estamos em busca de uma IDE melhor.

Durante a noite iniciei o desenvolvimento do script de login que foi dividido em várias etapas que, em um sistema comum integrariam uma única. Apesar disso irei apresentar minha idéia para o resto do time de programação para que eles opinem e talvez melhorem a lógica.

Até o próximo post com mais novidades sobre o desenvolvimento do sistema!


Luiz Felix
(25/07/2011)

Volta às aulas e layout proposto

Boa tarde,

Voltamos a trabalhar, hoje já atualizamos a Pasta de TSPD e começamos a programar. Iniciamente, tivemos dificuldade na sintaxe, mas com o auxílio de algumas apostilas da internet começamos a desenvolver a classe voltada à conexão com o banco de dados. Depois de alguns testes que deram certos, digitamos métodos de conexão como abrir e fechar o banco de dados, executar uma string sql e entre outros que estamos "inventando".
No começo com certeza teremos mais dificuldades, mas, depois de aprender, o andar será mas rápido. A exemplo, para incluir uma classe é necessário chamá-la no início do programa ("include_once  'clssConexão' "). "Once", porque se nessa classe tiver referência a uma outra que está também incluida no programa, não haverá repetição e futuros conflitos.

Nesse post também vou apresentar um dos layouts propostos do site da nossa empresa:



Guilherme Leão
(25/07/2011)

De volta!

Bom dia!

Depois de alguns valiosos dias de férias(que não valeram pra nada), estamos de volta. Minhas férias escolares foram extremamente empolgantes (mentira, foram horríveis). Consegui estudar novamente toda a quimica do 1º ano, e depois disso estudei php pra melhor desempenho ao decorrer do semestre.
Em meados das férias, fiquei extremamente doente, como se todo o peso do primeiro semestre caísse naquela semana.
No fim, o que eu mais fiz nas férias foi estudar, e ainda com a preocupação dos vestibulares, não foi uma de minhas melhores férias. O que me salvou foi a Net ter liberado todos os canais de filmes como os telecines, o que me deixou entretido.
Mas está tudo acabando, temos que ter paciência pois a reta final será muito difícil, e quem sobreviver, será um vencedor no futuro.
Várias pessoas da sala se reuniram na última semana para assistir a pré-estréia de Harry Potter, que foi a melhor coisa que eu fiz nas férias.
Por incrível que pareça, eu gosto da escola, e qeria que não terminasse nunca, vou sentir muita falta quando tudo acabar.
Mas enfim, mesmo que para alguns este lugar seja um inferno, nós estamos de volta!

Fernando Brandão
(23/07/2011)

domingo, 24 de julho de 2011

Propondo Interfaces

Gustavo Crivelli
(17/07/2011)

Boa tarde!

Hoje gostaria de compartilhar com vocês os protótipos de interface que desenvolvi no bimestre passado. Depois de analisar diversos sites já existentes, e levando em consideração os seus pontos bons e ruins, eis o que desenvolvi:



Vocês podem notar uma certa semelhança do segundo design com a interface já postada pelo Henrique algum tempo atrás: este é o design escolhido como base para o site da nossa empresa. Já é possível vizualisá-lo aqui.

Isto dito, vamos para a programação!

Agora que todos já sabem o que são e pra que servem as propriedades de acesso básicas do PHP, está na hora de partir para algo ligeiramente mais avançado. Quebrando um pouco a promessa do meu último post, vou explicar aqui o funcionamento das propriedades interface e abstract. Static e final ficam para próxima.

Abstract: Este modificador pode ser utilizado em classes ou métodos, com algumas diferenças. Usando-o em um método, indicamos que este não será desenvolvido na classe em que foi criado; poderemos apenas declarar o seu cabeçalho, e nada mais, pois o resto terá de ser implementado em uma classe herdeira. Um exemplo para ajudar a visualização: em uma classe Animal, temos o método abstract function falar(); Esta classe é então herdada pelas classes Cachorro, Gato e Girafa. Cada uma dessas classes poderá (e precisará) desenvolver dentro de si mesma o método falar. Assim, com o mesmo comando, conseguiremos fazer o cachorro latir, o gato miar e a girafa... fazer seja lá qual for o som que uma girafa faz.

Quando usamos o abstract na declaração de uma classe, o resultado é que não podemos fazer uma instância direta da classe. Ainda podemos declarar métodos, abstratos ou não, e ainda podemos declarar variáveis (na verdade só variáveis do tipo constante), mas tudo isso só verá a luz do dia quando for herdado por outra classe. No exemplo acima, a classe Animal, independentemente dos métodos que contém, deveria ser abstrata: afinal, não é possível criar um "animal" sem que este seja de alguma espécie.

Interface: uma interface é basicamente uma classe que pode conter apenas constantes e cabeçalhos de funções, e nada mais. Desta maneira, uma classe que implemente uma interface terá que desenvolver todos os métodos nela declarados. Pode não parecer muito útil, mas imagine que seja preciso padronizar as chamadas dos métodos de diversas classes distintas, como ocorreu no exemplo acima. Como na classe Animal há apenas métodos abstratos e variáveis constantes, e a própria classe já é abstrata e não pode ser instanciada, podemos muito bem retirar os abstracts e transformá-la de uma vez em uma interface.

Para aqueles que realmente leram esta verdadeira parede de texto, espero que tenham compreendido o que são os atributos abstract e interface e entendido as suas semelhanças e diferenças. Se tudo der certo, na semana que vem terminarei este guia falando sobre as propriedades Final e Static. Não percam!


Gustavo Crivelli
(24/07/2011)

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Volta às aulas, com estudo de interfaces.

Henrique Guimarães
(22/07/2011)

Boa tarde,


A folga está acabando, e daqui a pouco já estamos de volta às aulas. O mesmo pode se dizer ao projeto, já que nessas férias só foram feitos detalhes de design, nesses bimestres que se seguem a programação será o foco do desenvolvimento, não podendo esquecer é claro, da criação das pastas, que consome uma boa parte do nosso tempo.
Mas existe algo que devíamos ter postado antes, porém nos esquecemos do estudo das interfaces de outros sites parecidos com o nosso. Então colocar algumas imagens de sites e as suas características para explicarmos melhor, o porque desenvolvemos o EscamboNet, do jeito que ele é.


trocajogo.uol.com.br
Prós:
  • Design simples, com pouco texto e bastante imagem, sendo assim, se torna direto na apresentação dos produtos;
  • Cores bem definidas e não cansativas, que facilitam a leitura do texto;
  • Fácil acesso a sua conta, com um sistema simples de cadastro;
  • Excelente sistema de busca de usuário.

Contras:
Prós:
  • Design simples, sem muitas cores ou imagens grandes;
  • Fácil acesso ao cadastro de um produto ou usuário;
  • Produtos com várias imagens e descrições já na página de pesquisa.

Contras:
  • Texto substitui botões, o que deixa o layout um pouco “pesado” e confuso;
  • Diversas classificações para diferentes produtos, o que dificulta na busca de certos produtos;
  • Produtos com várias imagens e descrições já na página de pesquisa.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

De volta ao trabalho...

Boa noite,


   As férias estão acabando, isso significa que o Grupo Emporos vai retomar suas atividades com força total. A programação finalmente será começada e o sistema passará a ganhar um novo aspecto.
   Fora isso, esta semana analisei o DFD e fiz algumas propostas de alterações no nível de administradores, a qual irei propor aos outros membros do grupo segunda-feira que vem. Enquanto isso estou testando novas IDEs de PHP para agilizar ainda mais nossa programação.
    Pra quem não conhece uma IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado, que apresenta geralmente as funções de compilação, debug e sintaxe da linguagem (destaque dos comandos, exemplos de funções...). No caso do PHP, como é uma linguagem interpretada pelo servidor, sua IDE não tem compilador, o que pode ser resolvido facilmente utilizando-se um programa para emular este servidor. Nós do Grupo Emporos utilizamos o BitNami WAPPStack que facilita bastante nosso trabalho, evitando toda vez ter que colocar alguma página para teste no servidor.
    Por enquanto é isto. Você já puderam perceber que o assunto do blog passou de um tanto burocrático para a parte prática, onde as coisas realmente começam a tomar forma. Fiquem atentos para novos posts e novidades em relação ao EscamboNet.

Luiz Felix
(18/07/2011)

PHP, Cyber-cafés, Imprevistos

Boa noite,

   Como dito no post anterior, eu estou na Estância Turística de Piraju. Logo ao chegar aqui, estava ocorrendo uma festa. Sim, festa. Como toda festa, havia motoristas bebâdos. Ok, vamos ao fato.
   Estava eu andando até a casa do meu avô, quando um destes motoristas, andando a uma alta velocidade, passou por uma poça d'agua. E me encharcou, com a apostila na mão. A apostila ficou imprestável.
   Bom, outro porém é que onde estou não há internet e também não há computadores, ficando impossibilitado de estudar a linguagem a hora que eu quiser.
   O lado bom da história: Há um cyber-café aqui! Tirando segunda-feira, que seria hoje, eles abrem todas as manhãs! Assim eu vou conseguir estudar a linguagem PHP e finalmente, depois de uma impressão em vão, imprimir e estudar onde estou hospedando.
   Ah, e claro. Segunda-feira é o retorno das aulas, onde retomaremos as principais atividades do projeto.
   
Caio Cáceres
(18/07/11) 

domingo, 17 de julho de 2011

Interpretando Interfaces, parte II

Gustavo Crivelli
(17/07/2011)

Boa tarde!

Dando continuação ao meu último post, aqui está o outro site analisado: www.useieenjoei.com.br.


Pontos positivos:
  • O blog em geral possui cores suaves;
  • Os produtos recebem bastante destaque individualmente;
  • Todas as imagens possuem uma tag “alt” (legenda de imagens) com o nome do produto.
Pontos negativos:
  • Banner no cabeçalho ocupa muito espaço;
Agora que isto está fora do caminho, vou, extendendo o post do Leão, falar um pouco sobre propriedades de restrição de acesso. São palavras-chave que, inseridas no contexto da declaração de uma classe, método ou um objeto, irão especificar de que partes do programa estes serão visíveis.
Em PHP, temos três modificadores: public, protected e private.

Public
: a palavra-chave mais aberta. Membros com esta restrição podem ser acessados tanto dentro quanto fora da classe em que são declarados.

Protected: palavra-chave de restrição média. Membros com esta restrição não podem ser acessados livremente fora da classe onde foram criados, exceto por classes herdeiras.

Private: palavra-chave de maior proteção. Membros com esta restrição não podem ser acessados fora da classe em que foram criados, nem mesmo por classes herdeiras. Assim, qualquer membro private de uma classe só poderá ser manipulado através de algum método que o utilize.


Só não me perguntem o que aquele cara dormindo no banco representa.

Espero que tenham consseguido captar a essência destas propriedades. Fiquem ligados para a continuação deste mini-guia, onde explicaremos mais alguns conceitos essenciais como Abstract, Final e Static. Imperdível!

Gustavo Crivelli
(17/07/2011)


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Estudo PHP

Bom dia,

Escolhemos PHP, porque além de ter a possibilidade de ser utilizada em Programação Orientada a Objetos, possui atualmente grande poder e abrangência na área de informática, oferecendo enorme riqueza de recursos e trabalhando com facilidade no banco de dados PostgreSQL (banco que utilizaremos no nosso projeto escambonet)
Conceitos essenciais de POO:
   Uma classe é basicamente um pedaço de software que contem:
     -----Atributos (dados)
     -----Métodos (funções)
   Um Objeto representa uma coisa física, tangível, uma idéia ou conceito. Um objeto é uma instância de uma classe.
   Para utilizarmos uma classe, usamos uma estrutura similar a: CaixaEletronico::limiteDeSaques() por exemplo. Nesse caso entramos na classe CaixaEletronico e utilizamos o método limiteDeSaques.


Guilherme Leão
(15/07/2011)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Um post não relacionado com nossas férias

Boa tarde,

Vocês já devem ter percebido que estamos de férias e que o desenvolvimento do projeto deu uma diminuída, pois toda semana quase todos os integrantes falam sobre a mesma coisa: férias. Então hoje tenho uma notícia diferente: o nosso site continua sendo desenvolvido. Enquanto os outros estudam PHP, eu, responsável pelo design, voltei a desenvolver o nosso site, por enquanto apenas a tela de login.
Agora sobre o site da nossa empresa que eu falei no último post: o Guilherme havia falado de problemas com a pasta do bimestre passado, mas eu e o Gustavo conseguimos encontrá-la, e já está a disposição para download no nosso site, que por sinal, já está terminado e online no mesmo endereço (www.grupoemporos.com.br).


Henrique
(13/07/2011) 

terça-feira, 12 de julho de 2011

Férias, Apostilas e Viagens.

Boa tarde,

   Como era de se esperar, nesse período de férias, o progresso no projeto foi reduzido, devido às viagens que membros do grupo desejaram realizar e também a ausência das aulas de projeto na própria escola, onde o projeto caminha com mais intensidade.
   O Luiz nos enviou uma apostila sobre Programação Orientada a Objetos em PHP, para aprofundarmos nossos estudos, com o propósito de quando o projeto voltar a ativa, nenhum membro do grupo esteja totalmente desacostumado com a linguagem.
   Ah sim, viagens. Possivelmente irei viajar neste sábado para Piraju, visitar a família, possivelmente 1 semana fora, sem internet e sem computador, pois onde me hospedo não tem nenhuma dessas duas coisas. Entretanto se tudo correr bem e a impressora funcionar, levo a apostila para estudar.


Caio Cáceres
(12/07/11)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

(Semana de férias)

Bom noite,

Nessa semana, mesmo estando de férias, apenas estudamos php e tenho um curso a noite que não entrará de recessão. Além dos estudos voltados à conclusão do TCC, tenho que me desempenhar para o futuro do ano que vem.
As pastas estão em ordem e só tivemos preocupação em ter uma versão do 1º bimestre em mãos, já que no site da empresa será combrado isso na matéria de Aplicativos.
Guilherme Leão
(11/07/2011)

domingo, 10 de julho de 2011

Férias

Boa noite,


Esta semana comecei meu estudo sobre a linguagem PHP, conforme prometido, então, nos próximos posts falarei um pouco sobre os assuntos estudados. Conforme pude ler até o momento, a inclusão de arquivos PHP externos à outros é bem fácil e isso se torna bem útil devido ao uso da Orientação a Objetos, que será empregada, conforme j´dito no desenvolvimento do projeto. Dessa forma, poderemos organizar o sistema em uma classe responsável apenas pelas rotinas de bancos de dados, em um arquivo. Outro arquivo contendo os objetos utilizados pelo sistema, como usuário, produto, etc.... E ainda, talvez, um terceiro arquivo responsável por outras rotinas PHP, dessa forma, a página fará apenas referências à funções externas, facilitando, e muito nosso trabalho.

Até o próximo post com mais novidades sobre a arquitetura do Sistema EscamboNet!


Luiz Felix
(10/07/2011)

Interpretando Interfaces, parte I



Bom dia!

Como você, fiel seguidor no nosso blog, já deve ter notado, o fato de estarmos em férias atrasou consideravelmente a nossa frequência de atualizações. Nossos posts têm ficado um pouquinho mais enrolados a cada dia, visto que não temos mais tanto assunto assim para falar.


Mas não tão enrolados quanto ESTE poste.


O que eu posso dizer é que estou aguardando os resultados da segunda fase do vestibular da Unesp, que saem somente no dia 20. Fora isso, acho que vale a pena mencionar que tenho estudado bastante Java nesses dias que se passaram. Aqui estão dois protótipos nos quais venho trabalhando: o primeiro, velho conhecido de qualquer um que já se aventurou na pasta Jogos do Windows, é o Campo Minado. O segundo, que pretendo aprimorar um pouco mais no decorrer das férias, é o Tetris. Estou construindo também um terceiro projeto, mas este fica para a próxima vez...

Algo que preciso falar é que estudamos alguns sites semelhantes ao que pretendemos construir. Vou expor hoje e no meu próximo post as conclusões a que cheguei.

O primeiro site analisado foi o www.xcambo.com.br.


Pontos positivos:
  • Cores claras, não ficam cansativas;
  • Divisão dos produtos em categorias intuitivas;
  • Grande quantidade de atributos para auxiliar nas pesquisas;
Pontos negativos:
  • Nome de usuário não aparece no cabeçalho (obviamente falha na programação);
  • Os “Top Xcambistas do Mês” estão muito próximos: o nome de alguns usuários na verdade consiste de duas linhas, o que é impossível de se ver até que se passe o mouse por cima deles.

Continua no próximo post...

Gustavo Crivelli
(10/07/2011)

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Novo site (quase) no ar

Boa tarde,

Mais uma semana se passou e o nosso site da empresa está quase concluído, falta apenas uma página para terminá-lo. O seu layout está bem básico sem muitos detalhes, mas cumpri exatamente o que foi pedido pelo professor, então espero que gostem.
Como eu já disse, ele ainda não está concluído, mas deixarei colocarei ele online para vocês poderem dar uma olhada como está ficando. Aqui está o link para o site: www.grupoemporos.com.br


Henrique
(06/07/2011)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Férias

Bom dia,


   Hoje começaram as férias para todos os alunos do CTi, porém, nós do Grupo Emporos não iremos parar nossas atividades. Como pode ser visto no post do Henrique, o site da empresa está em desenvolvimento e os membros do grupo estão (provavelmente) estudando PHP, conforme foi dito nas apresentações de Aplicativos II que ocorreram na semana de provas e na reapresentação. Além disso, os slides que foram utilizados nestas apresentações também estão disponíveis para visualização no post do Caio. 

   Por fim, hoje é o segundo dia da segunda fase do Vestibular do Meio de Ano da UNESP, o qual eu, Luiz, e o Gustavo participaremos. Após isso, então, estaremos livres de qualquer compromisso acadêmico, dessa forma concentrando-nos no desenvolvimento do Sistema EscamboNet.

   Até o próximo post, pois mesmo nas férias todos os membros deverão colocar algo no blog semanalmente relacionado ao desenvolvimento do projeto.


Luiz Felix
(04/07/2011)

domingo, 3 de julho de 2011

1º Semana de férias

Boa noite,
A partir dessa semana daremos início ao estudo de php, e todos até nos períodos de viagem irão estudar porque somos responsáveis pelo projeto.
Na verdade, teremos nosso período de descanso, mas vale lembrar que nossas aulas voltarão dia 25 desse mês e a todo vapor daremos continuação ao sistema e, principalmente, daremos um salto na programação.
Até agora estive viajando, mas voltei hoje e colocarei mais informações na próxima postagem.

Guilherme Leão
(03/07/2011)