Gustavo Crivelli
Hoje irei começar meu post com uma citação. Não de um ditado popular ou um provérbio chinês nem nada disso, mas sim da última postagem do Luiz, que, se referindo ao sistema de mensagens do EscamboNet, escreveu: "Para que este último fique pronto, falta apenas terminar o AJAX". Passei a maior parte do meu domingo trabalhando com esse sistema, e o que aprendi é que quando se trata de programação, o termo "apenas" é mais enganoso que produto paraguaio.
Desculpem, produtos paraguaios. Não quis ofendê-los.
Para entender melhor do que eu estou falando, é preciso fazer um flashback a tempos longínquos, a dias que para muitos já beiram o abismo do esquecimento.
Em outras palavras, ontem.
Não acho que sou capaz de transmitir, somente com palavras, o pânico que se instaurou em nosso grupo quando a internet caiu, a energia acabou e o EscamboNet entrou em parafuso, muito menos quando a internet e a energia voltaram e o EscamboNet continuou se recusando a funcionar. Tampouco consigo explicar o alívio que sentimos quando, restaurando alguns arquivos a suas versões anteriores, o site voltou a funcionar em toda a sua glória.
No entanto, essa alegria durou pouco: logo que comecei a mexer com as mensagens hoje, dei de cara com o mesmo problema. Não preciso nem falar que levei o dia inteiro para encontrar e exterminar este bug. Mas o que importa é que agora está tudo certo, e o sistema de mensagens está praticamente terminado. Os usuários já podem vivenciar a alegria de ler, responder e deletar suas mensagens! Apesar de ainda não ser possível enviar mensagens novas. Só um detalhe.
Pois é, foi um fim de semana agitado. Mas não foi o primeiro, e certamente não será o último. E que venha a segunda-feira!